Os Anais do III Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social (III SENAGESS), intitulado “Serviço Social e o debate de classe, raça e gênero”, representam a consolidação de um marco histórico para o Serviço Social brasileiro, em especial no estado de Alagoas. Esta publicação é a materialização do debate vigoroso, teórico e prático, travado durante o evento, que reafirmou o compromisso ético-político da profissão com o enfrentamento das opressões estruturantes da sociedade.
Este volume registra a continuidade de uma trajetória iniciada com os dois seminários anteriores, os quais pioneiramente inseriram no interior da profissão discussões fundamentais sobre gênero, raça, classe e sexualidade de forma interseccional. O III SENAGESS, realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2024, se consolida como um divisor de águas para a formação e o exercício profissional, superando a "cegueira de gênero e de raça" historicamente presentes na ciência e no cotidiano.
Os trabalhos aqui reunidos—fruto de pesquisas, experiências profissionais e relatos de extensão—refletem o caráter plural e democrático do evento, que reuniu intelectuais, pesquisadoras(es), estudantes, militantes e profissionais do Serviço Social e áreas afins. Os textos evidenciam o amadurecimento das temáticas debatidas pelo Grupo de Pesquisa Frida Kahlo da UFAL, homenageado com um selo comemorativo de seus 10 anos de existência, e dialogam diretamente com a nova linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da universidade, dedicada à problemática das opressões.
Mais do que um registro acadêmico, estes Anais são um testemunho do papel social da universidade na produção de um conhecimento socialmente referenciado. Eles simbolizam a “Comunidade de Afetos” construída coletivamente, que abre as portas do saber universitário para os movimentos sociais, fomentando uma rica troca de saberes. Inspirados pelo legado de Audre Lorde, os artigos e resumos contidos nesta obra buscam, em uníssono, encontrar os caminhos coletivos das lutas e dos sonhos em direção à emancipação humana.
É com orgulho e senso de missão cumprida que apresentamos esta coletânea, certos de que o III SENAGESS não apenas fez história, mas também lançou as sementes para que novos debates floresçam, fortalecendo redes de pesquisa e cooperação em prol de um Serviço Social cada vez mais antirracista, antipatriarcal e emancipatório.